domingo, 18 de dezembro de 2011

Radioamador de Divinopolis-MG quer a eliminação do código Morse CW, para promoçao de classe



Eliminação do código Morse CW
Temos que mobilizar contra o código Morse CW na prova de
promoção de classe no radioamadorismo.
Temos outras maneiras para promover a classe que pode ser perfeitamente
assumido por modos digitais, confirmação de contatos em DX, contatos via
Satélite, confirmação de contatos QRPs que seria até mais correto e ecológico,
prova confirmada em ajuda nas repetidoras e também outra maneira de fazer
promoção de classe muito justo seria o radioamador ser membro da RENER -
Rede Nacional de Emergência de Radioamadores.
Devido a este empecilho do código Morse CW muitos clandestinos transmitem
em outras faixas, ficando à margem da lei.
Temos outro agravante que são nossos equipamentos, pois não encontramos
similar nacional, outro ponto muito importante e que o Ministério da
Integração Nacional e a Secretaria Nacional de Defesa Civil deveriam olhar
com bons olhos e fazerem um lobby junto ao Ministério da Fazenda e Receita
Federal para liberar de vez os equipamentos e colocar de vez a RENER para funcionar.
"O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a
importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas
quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição
das autoridades e em benefício da população."
Vamos unir e acabar de uma vez código Morse na promoção de classe.
João Eduardo Quadros
Radioamador Profissional
PY4JEQ
Divinópolis MG joaoeduardo@minauto.com.br

73's Radioamadores de Itaúna ®

3 comentários:

  1. Anônimo09:02

    Jamais o codigo morse devera ser extinto da promoção de classe principalmente para classes B e A .
    Muito ao contrario eles deveriam dificultar ainda mais os exames pois temos muitos classes A e B e principalmente classe C ,que pouco sabem sobre legislação e técnica operacional.Quanto aos clandestinos isso e obrigação da Anatel fiscalizar e aprender os equipamentos,e se possivel até aplicar multas.
    nosso Radioamadorismo ja esta uma vergonha com pessoas não qualificadas imagene se liberarem o CW onde vamos parar.
    73 Amigo Mas infelismente discordo com sua pretenção e tenho certeza que a maioria que ja prestaram exames para classes A e B jamais concordarão.
    O radioamadorismo ja esta precário

    ResponderExcluir
  2. Ao Colega que esta no anonimato.

    Gostaria de desafiado para um teste de aptidão em CW código Morse ou telegrafia.

    "A Acreditamos que o verdadeiro RADIOAMADOR não se posiciona contra a abolição do CW Telegrafia com obrigatoriedade à promoção de classe. Cremos que os Radioamador Classe A e B que não a praticam, são os que querem a sua permanência, como reserva,como status.

    Conhecemos muitos verdadeiros praticantes do CW código Morse que não são contra a retirada de tal exigência,pois eles tem domínio absoluto e convicto do que fazem e nenhuma regra irá alterar essa prática ,pois eles não praticam a fonia.E a abolição de tal regra,primeiro não irá super povoar a já quase despovoadas freqüências ,privativos dos classe;segundo, tais defensores jamais se submeteriam a um Tteste de aptidão Telegráfica ou CW código Morse pois estudaram unicamente para o exame e não praticam tal modalidade de transmissão;terceiro, a prática da modalidade de CW código Morse, geralmente no início da banda, não interfere em nada no restante destinado a fonia. Portanto não são os praticante de CW código Morse que estão contra a abolição desse exigência e sim os que ascenderam e não praticam tal modalidade, mas desejam a sua permanência para filtrar os pretensos candidatos, com os quais terão que dividir espaço; Que espaço esse, em bandas vazias. Experimente ouvir 12,15,17,20, 30 ou 40 metros, raramente escuta-se alguém. É uma verdadeira temeridade perder esse vazio ártico onde o único ruído que ouve-se são as estáticas, pertinentes às essas bandas. É uma aridez ,quase,absoluta."
    Forte 73

    João Eduardo Quadros
    Radioamador Profissional
    PY4JEQ
    Divinópolis MG

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:37

    Caro colega João Eduardo Quadros,

    Li seu comentário a respeito da retirada do “cw” creio que a retirada dele apenas facilitara a entrada de pessoas com baixa aptidão em faixas de longo alcance, essa baixa aptidão digo pelo seguinte motivo as pessoas não precisam mais estudar para as provas escritas pois no próprio site da anatel tem o material, e pior que não é um material de estudo e sim as questões que caem na prova, acho isso ridículo. Até os anos 60 alem de obrigatório o cw tinha de certificar contato com x números de paises para solicitar a classe A, isso já foi tirado, temos que cuidar de nossas faixas pois daqui a pouco pode virar como faixa do cidadão apenas entrar no site se cadastrar e imprimir o boleto.

    Também sinto em dizer que no Brasil é considerada pela IARU um dos piores paises a respeito de radio amador em geral , estive pesquisando e o pais onde e mais fácil a promoção de classe.

    Estudei telegrafia para classe C. pois na minha época ainda avia classe D, onde hoje já foi abolida novamente também estudei para classe B e por surpresa para classe a não precisei mais onde era com a velocidade mais rápida, hoje somente é necessário radio eletricidade . E mesmo não sendo praticante de cw tenho certeza que consigo receber um código de sos , e alguma mensagem de urgência. Creio que ainda sejas por isso que sou da opinião que o cw deve permanecer. Como acontece em todos os outros paises, quanto a clandestinidade isso quem é responsável é a agencia fiscalizadora mas infelizmente, nos fomos uma quantia insignificante onde o valor arrecadado é irrisório ocupando um amplo espectro de freqüência, e por esse motivo só existe fiscalização quando o problema interferir em entidades que pagam altos valores pelo uso da freqüência ou freqüências de utilidade publica policia, aeroportos etc


    Infelizmente é assim

    Mas por ser uma entidade governamental que administra o radioamadorismo até que é “organizadinho”

    ResponderExcluir