quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FALTA RADIOAMADOR NA INDIA



Num levantamento feito pelo governo da India constatou-se a falta de operadores de rádioamador para o sistema de emergencia criado pelo governo,em Mumbai na india.

O relatório diz o seguinte:

Que a célula de gestão de desastres não seria capaz de salvar pessoas em Mumbai porque as redes móveis ficariam atoladas na cidade aja visto que o transito por la e um caos.

Para fortalecer seu sistema de comunicação em caso de emergência, o Brihanmumbai Municipal Corporation (FOTO ACIMA) tinha estabelecido estações de rádioamador na sua sede e na ala administrativa. Mas não há ninguém para operá-los.

O BMC tinha cadastrado 40 operadores de controle de desastres para a formação de radioamadores livres em Mumbai, mas o curso de seis meses chegou a um fim abrupto, com [centenas de milhares] de rúpias sendo desperdiçadas.

"O curso é muito técnico. Faz parte da engenharia de rádio que leva dois anos para ser ensinado. O mesmo treinamento está sendo comunicado a nós num espaço de seis meses. É impossível para nós entender isso ", disse um funcionário da célula de desastres sob condição de anonimato.

O sistema de licenciamento na india para rádioamador parece ser atormentado com a burocracia. Depois de passar no exame o radioamador pode levar de 12 a 18 meses para que os funcionários governamentais liberarem a licença.

Entre as informações necessárias para se poder obter uma licença de radioamador na india o radioamador tambem tem que apresentar coisas como: altura, cor dos olhos, profissão e detalhes de seu Pai, mas não sua mãe. A Índia é um dos poucos países do mundo que insiste que para ser radioamador tera que passar por um teste de código Morse, antes de serem autorizados a operar em HF.( AQUI NO BRASIL AINDA TAMBEM TEM, NAO E DIFERENTE DA INDIA)


73's Radioamadores de Itaúna ®

Um comentário:

  1. Anônimo21:47

    Eliminação do código Morse CW

    Temos que mobilizar contra a eliminação do código Morse CW na prova de promoção de classe no radioamadorismo.

    Temos outras maneiras para promover a classe que pode ser perfeitamente assumido por modos digitais, confirmação de contatos em DX, contatos via Satélite, confirmação contatos QRP que seria até mais correto e ecológico, prova confirmada em ajuda nas repetidoras e também outra maneira de fazer promoção de classe muito justa seria o radioamador ser membro da RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores.
    Devido a este empecilho do código Morse CW muitos clandestinos transmitem em outras faixas, ficando à margem da lei.

    Temos outro agravante que são nossos equipamentos, pois não encontramos similar nacional outro ponto muito importante que o Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Defesa Civil deveriam olhar com bons olhos e fazer um lobby junto ao Ministério da Fazenda e Receita Federal para liberar de vez equipamentos para colocar e RENER para funcionar.

    “O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.”

    Vamos unir e acabar de uma vez código Morse na promoção de classe.


    João Eduardo Quadros
    radioamador Profissional
    PY4JEQ
    Divinópolis MG

    ResponderExcluir