quinta-feira, 29 de julho de 2010

SERA QUE A CLASSE C PODE OPERAR NOS 40 METROS? SOMENTE EM 7.040KHZ? TIRE SUAS DUVIDAS.

RESOLUÇÃO No 452, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2006.
REGULAMENTO SOBRE CONDIÇÕES DE USO DE RADIOFREQÜÊNCIAS PELO SERVIÇO DE RADIOAMADOR
Faixas de Radiofreqüências para Radioamador Classe C Estações operadas por Radioamador Classe C, devem limitar suas operações às faixas de radiofreqüências listadas na Tabela abaixo.

Denominação Baseada no Comprimento de Onda Faixa de Radiofreqüências

Faixa de 160 metros 1800 kHz a 1850 kHz
Faixa de 80 metros 3500 kHz a 3800 kHz
Faixa de 40 metros 7000 kHz a 7040KHz
Faixa de 15 metros 21000 kHz a 21150 kHz
Faixa de 12 metros 24890 kHz a 24990 kHz
Faixa de 10 metros 28000 kHz a 29700 kHz
Faixa de 6 metros 50 MHz a 54 MHz
Faixa de 2 metros 144 MHz a 148 MHz
Faixa de 1,3 metro 220 MHz a 225 MHz
Faixa de 70 centímetros 430 MHz a 440 MHz
Faixa de 33 centímetros 902 MHz a 907,5 MHz e 915 MHz a 928 MHz

Na Faixa de 40 metros
Faixa de Radiofreqüências (kHz) Aplicações Observação
7.000 a 7.300 CW
7.000 a 7.035 CW
7.035 CW Emissões Piloto
7.035 a 7.040 Dados SSB e Teletipo SSB
7.040 a 7.050 Fonia SSB Uso Exclusivo para DX
7.050 a 7.120 Fonia SSB e Fonia AM Fonia SSB prioritário
7.120 a 7.140 Modos Experimentais, modos não citados nesta faixa, Fonia SSB e Fonia AM. Modos experimentais prioritários(não devem interferir em segmentos adjacentes)
7.150 a 7.200 Fonia SSB e Fonia AM Fonia AM prioritário
7.200 a 7.300 Fonia AM

Publicado por PU4HPC - Hamilton- Itaúna-MG

73's Radioamadores de Itaúna ®

18 comentários:

  1. Radioamadores Classe C podem operar em modos digitais em 15m. Isto permite uma grande possibilidade de DX.

    ResponderExcluir
  2. Radioamador Profissional Classe D e C pode operar em 40m e outras QRG. Eu opero nesta frequência e todos os colegas classe A e B não questiona nada desta resolução. O que o ministerio das comunicaçoes deveria baixar urgente e acabar com CW para promoção de Classe.
    Mas como radioamador não tem força politica e voto vencido. Abaixo o CW. E logico Sr. Hamilton que podemos falar em 40m.

    Joao Eduardo Quadros
    Radioamador Profissional
    Divinopolis
    PU4JEQ

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13:25

    A regra é clara!
    Radioamador classe C pode, desde há muitos anos, operar em 40m. Porem limitado aos modos cw, dados SSB e teletipo SSB. Também deve se manter dentro da sub-faixa de 7 a 7,04MHz.

    ResponderExcluir
  4. Se levarmos ao pé da letra; existem um erro na especificação da Legislação; assim sendo, a classe C, pode sim fazer FONIA numa única frequência, em 40 metros; justamente a frequência 7.040 mhz; exclusivamente DX... Mas, na prática, os radioamadores Classe A e B, jamais concordarão que isso ocorra...

    Observação de Cairo Henrique - PU4YYZ

    P.S.: Eu já tinha colocado essa questão para alguns amigos da minha cidade...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo08:49

    Ser radiamador e a coiza mais compricada,ja fiz prova para operar nos Dois metros, consegui passar
    falei por ums tempo e logo ja recebi a visita daqueles chato da Anatem e lacraro meus radios botaram eles dentro de um saco enrolado com uma fita adesiva e botaran um lacre.Ai fiquei com aquele saco por seis anos jogado dentro do forro juntando puera.nunca mais me procuraran.Um dia peguei e rasgei aquele embrulho e ranquei meu radio do saco e estalei em uma atena bazukinha que eu mesmo fiz coloquei ele dentro do forro ,como mora em um lugar auto transmite muito bem.Nessas autura meu indicativo ja estava vensendo.recebi um monte de papel para renava e troca de crasse e associar a Labre ai nem bola dei pra esses cara,meu indicativo venseu em novenbro de 2010 não quis mais renova.Hoje so crandestino não tenho mais endereço,como vocês sabem so e fiscalizado quem paga quem paga tem enderesso ai fica facil para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13:35

      Volta pra escola aprender a escrever.

      Excluir
  6. Anônimo11:30

    Vamos pegar este clandestino ai hein.....

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17:52

    NÃO ENTENDI, CLASSE C PÓDE OU NÃO USAR A FAIXA 40MTS

    ResponderExcluir
  8. Sim... Classe C pode fazer telegrafia em frequências específicas que vão de 7.000 a 7.040 mhz, da banda de 40 metros; quanto à fonia, esta não é permitida para os operadores da Classe C.... O erro na legislação presume que operadores classe C podem usar a frequências de 7.000 a 7.040 para telegrafia; mas a mesma legislação diz que, a frequência de 7.040 é destinada à fonia... Isso é que está sendo colocado em discussão: O radioamador classe C pode ou não pode fazer fonia em 7.040 mhz???? E a resposta é: NÃO, NÃO PODE; ELE SÓ PODE FAZER TELEGRAFIA NOS 40 METROS... CÂMBIO FINAL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Colega: entendo que você deva ser uma pessoa de ótima índole e respeitador das leis. Para todos os casos existe a possibilidade de se aproveitar a legislação a favor dos menos favorecidos, e em Direito o que vale é o que está escrito.
      Portanto acho que não deveríamos ficar medindo forças entre nós mesmos, que nos denominamos radioamadores e deveríamos aproveitar o que a lei nos permite.
      A questão é técnica quando se trata de frequência, potência e faixas de uso. Existem os devidos motivos técnicos para isso e se a lei, que é o que rege o que se pode ou não fazer na sociedade, por quê deveríamos tentar tolher as possibilidades? Pense nisso.
      Devemos andar juntos e não uns para um lado e outros para outro. Se continuarmos como estamos o redioamadorismo vai mesmo se acabar, mas garanto que serei o último a deixar a atividade.
      Você gosta de ser radioamador? Se gosta mesmo, por que tem a tendência de achar que a lei está errada por nos deixar uma brecha e não acha o mesmo dos legisladores que não promovem uma nova postura a fim de favorecer a todos os interessados nas atividades? Não estaríamos, com essa postura, querendo ser mais importantes do que os demais companheiros que por tese, deveriam ter o mesmo direito à fonia?
      Amigo, junte-se, não se distancie do seu objetivo de conversar com mas e mais colegas e continuar a exercitar essa adorável atividade, acreditando na distinção dos demais como fazem alguns.
      Aliás nenhum radioamador poderia se auto intitular profissional. A lei já prevê: RADIOAMADORES e não RADIOPROFISSIONAIS.
      Continuando sobre leis: Elas são quem dizem quem é o que e o que pode ou não fazer. São soberanas e só mudam se os interesses sociais mudarem e ainda assim por muito fazer para isso.
      Elas dizem quem é criança, quem é adolescente, quem é idoso, quem é profissional, quem é amador, quem é médico, quem é advogado, quem é militar, quem é civil, etc. etc. etc. Se algo estiver errado nela, onde estaria o erro? E s seus interessados estariam mesmo errados? Exemplo disso está aí: as leis definindo casamentos entre homossexuais, mudança de sexo, adoções, etc.
      Convido você caro colega, a não darmos comida pro jacaré nem darmos bicuda na bola contra nosso goleiro. Vamos curtir o que há de bom na atividade e criarmos mais e mais oportunidades e aproveitarmos o que nossos legisladores desatentos não atentaram.
      Aproveitemos e criemos mais e mais espaço.
      Aliás ele é muito grande e estamos tornando ele pequeno demais nos limitando.
      Os ciumentos, e os que querem ser especiais demais, que o sejam por mérito mas não à força e ao sacrifício de tantos, senão estaremos destinados a falar sozinhos em nossas máquinas maravilhosas de RF!
      Espero que você e outros colegas leiam isso apesar de extenso.
      Tudo o que escrevi é pra nos juntarmos e espero que me entenda.

      Forte 73! Bons QSO's, e espero encontrá-lo na QRG!

      E se a propagação nos permitir, que seja em 40 m, pelo menos na que nos sobrou: 7.040!

      Convido os demais a estarem lá também!

      VICTO

      PU2TGK PX2Y9977 - Sorocaba SP

      Excluir
    2. Estamos diariamente fazendo fonia em ssb.
      Compareçam lá e divulguem!
      Forte 73

      Danilo
      PU2OKH

      Excluir
  9. Anônimo17:31

    Radioamador profissional? Da onde tiraram essa?
    a frase ja diz RADIOAMADOR (amador)não confundam alhos com bugalhos. Funda com Bodoque.

    Classe C agora pode operar em 12 m antes não podia. Nos 15 metros cw, modos digitais. Antes não podia.
    40 m antigamente era CW até 7050 agora CW e modos digitais SSB Teletipo...Isso é Packet, Amtor. Pactor.

    Quanto a CRANDESTINO faça o 3 ano primário antes de postar.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:35

    Acabei de tirar a licença classe C, mas pretendo usar as bandas permitidas pra minha classe. Quem não deve, não teme fiscalização.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo20:31

    CLASSE C PODE OPERAR NA FAIXINHA ABAIXO DOS 7 MHZ CHEIO DE GENTE BOA LA ,IBCLUSIVE RADIOAMADORES CLASSE A E B DISFARÇADOS COM OUTROS NOMES HAUAHA MORRO DE RIR..ACHAM QUE NIGUEM OS CONHEÇEM...NEM NUDAM A VOZ...UM DOS CHEFES DA GANGUE DOS PIRATEIROS É O PY2 EMP DE ARARAGUARA SP, ANTIGO IRMAO METRALHA ,GRUPO DOS ANOS 80,90 NO PX 11 METROS QUE FAZIAM MAIOS BAGUNÇA COM LINEARES VULGO BOTINAS E ACABAVAM COM RODADAS EM TODO BRAZIL.PORTADORAS,MUSICAS E OUTRAS ALGAZARRAS... ELE USA O NOME DE MOTOCA NA FAIXINHA DOS 40 METROS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse motoca já foi pro inferno , tá fazendo cq com o capeta

      Excluir
  12. Anônimo20:35

    PY2EMP EDSON UM DOS BAGUNCEIROS DA FAXINHA DOS 40,RADIOAMADORES FAZEM A FESTA LA.DISFARÇADOS COM NOMES BIZARROS. 6.933 MHZ PORIÇO CLASSE C PODE FALAR SIM NOS 40METROS..ALIAS 42 METROS O CERTO.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:02

    Pra acabar com essa controvérsia, sugiro aos clolegas Classe "C" que façam rapidamente a promoção de classe. Aí sim, não precisará mais desse dilema... Ninguém é INCAPAZ de se promover no radioamadorismo, basta ter vontade própria. Mesmo que fosse "permitido" classe C falar somente nos 7040, que graça tem isso? Não poder sequer mudar de qrg, ficar travado cheio de gente num só lugar.??? Essa é minha opinião.. Boas provas de promoção para todos...

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria que a classificação do rádioamadorismo fosse feita de outra maneira por exemplo : Classe A até 1500 wats, Classe B 200 wats , Classe C 100 wats , quanto a frequencia só deveria ser dividida para modos de operação .Penso ser assim mais justo pois todos os radioamadores poderiam manter contato em qualquer faixa de frequencia independente da classe ,é claro respeitando os modos de operação para a frequência a ser usada.Posso até estar sendo ingênuo mas muitos que operam clandestinos na "faxinha" são classe C e o fazem por não poderem usar a faixa oficial , claro ha exceções mas tem dia que na faixa oficial tem duas frequências sendo usadas enquanto na "faxinha" existem cinco ou seis .Quanto a necessidade de Cw para promoção de classe acredito que alguém que almeja ser radioamador classe A deve obrigatoriamente ser capaz de operar em todos os modos .

    ResponderExcluir