domingo, 19 de agosto de 2012

FIM DAS RESTRIÇÕES A EXPEDIÇÕES RADIOAMADORISTICAS A ILHAS BRASILEIRAS

                                  POR ATILIANO PP5EG
Ola amigos
Ha alguns meses fomos todos surpreendidos por uma noticia de que a Marinha e mais precisamente o SECIRM e também ICM Bios teria restrições a expedições de radioamadores a determinadas ilhas Brasileiras.
Nos do Araucária havíamos desenvolvido um excelente relacionamento com a Marinha através contatos de negócios e expedições anteriores realizadas principalmente a Trindade e Fernando de Noronha.
O nosso amigo e também membro do GADX PY0FF Andre realizou durante muitos anos um excepcional trabalho em parceria com a Marinha no monitoramente das navegações em redor de Fernando Noronha.
Por estas várias parcerias com a Marinha o Andre PY0FF foi condecorado e agraciado com vários reconhecimentos por seus serviços prestados.
Ficamos extremamente preocupados com a noticia e nos pusemos em campo para dirimir eventuais mal entendimentos.
Como resultado destas tratativas, não só as duvidas foram dirimidas, como também obtivemos uma licença para realizar uma expedição ao Arquipélago de S.Pedro & S.Paulo.
As menções a proibições de expedições radioamadoristicas foram retiradas e relacionamento voltou a ser o que sempre foi.
Tivemos oportunidade de melhor conhecer o fantástico trabalho desenvolvido pelo SECIRM - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar
A ocupação desses rochedos coordenada pela Marinha Brasileira permitiu ao Brasil aumentar consideravelmente sua plataforma marítima em vista do tratado que estabelece o direito as duzentas milhas.
Por acordo internacional os Rochedos pertencem ao Brasil, porem temos o dever de manter ocupação comprovada no arquipélago durante os 365 dias do ano.
Estabeleceu-se um programa de pesquisas com participação do ICMBios (Ministério do Meio Ambiente) o qual tem trazido excelentes resultados para melhor aproveitamento futuro dessa adicional plataforma marinha.
Recomendo, para informação geral que nossa comunidade radioamadoristica visite o site https://www.mar.mil.br/secirm/ .Tenho certeza que a visita ao site agregara brilho maior a imagem que todos nos temos de nossa Marinha Brasileira.
Nestas várias reuniões que mantivemos com a Marinha e Ministério de Meio Ambiente pudemos estabelecer objetivos comuns que permitirão parcerias interessantes de apoio a pesquisas nos recursos do mar de responsabilidade do SECIRM.
Desejamos agradecer a gentileza e atenção que as autoridades dispensaram aos nossos projetos, e reiterar o nosso firme propósito de continuar este relacionamento sólido entre o GADX e a Marinha construído nestas mais de 3 décadas.
Agradecemos também o apoio da LABRE e da comunidade de radioamadores do Brasil, indispensáveis para o sucesso de nossos propósitos.
                                      73's Radioamadores de Itaúna ®

Um comentário:

  1. Olá... Sou o PT2IAS
    Venho parabenizar todo o trabalho desta equipe e todos os militares da Marinha Brasileira que com certeza também são nossos admiradores pelo nosso hobby e trabalho que porventura venha ser prestado à comunidade - 73's! a todos Radioamadores de ITAÚNA e do nosso Brasil. - tks - Iron - pt2ias

    ResponderExcluir