domingo, 24 de julho de 2011

Brasil tera o seu primeiro CUBESAT


O Brasil se prepara para lançar o BR-NANOSATC. O desenho do BR-NANOSATC está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) juntamente com os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do estado do Rio Grande do Sul aqui no Brasil.

O BR-NANOSATC terá dois instrumentos científicos, um magnetômetro e também um detector de partículas de precipitação para o monitoramento em tempo real geoespaciais, e a precipitação de partículas na magnetosfera distúrbios no território brasileiro para determinar seus efeitos sobre regiões como o Sul Atlantic Anomaly Magnetic (SAMA, a sigla em Inglês) e do setor brasileiro do eletrojato equatorial.

Esta anomalia [SAMA] é um "fracasso" do campo magnético da Terra na região, que é sobre o Brasil ", disse Otávio Durão, Coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil. Como conseqüência dessa anomalia, há uma maior risco da presença de partículas de alta energia na região, que podem afetar as comunicações, os sinais de satélites de posicionamento global (como GPS), ou até mesmo causar a falha de equipamentos eletrônicos, como computadores de bordo. O INPE tem estudado esta anomalia durante décadas, incluindo várias pesquisadores de reputação internacional,
De acordo com Otávio Durão, Coordenador Técnico BR-NANOSATC e INPE,é o seu lançamento esta previsto para Novembro de 2012. A freqüência de uplink (UHF) e downlink (VHF) foram atribuídos pela IARU.
A telemetria vai estar em 145,865 MHz 9k6 BPSK. O projeto está recebendo apoio da Associação Santamariense de radioamadores - ASRA e o indicativo de chamada da estação de controle será PY3EB.

73's Radioamadores de Itaúna ®

3 comentários:

  1. Segundo os meus conhecimentos, o PRIMEIRO satélite
    brasileiro foi o DOVE OSCAR-17, colocado em órbita em 1990,
    patrocinado pela AMSAT-Brasil e liderado pelo Dr. Júnior Torres
    De Castro, PY2BJO.

    http://py1eo.net/tag/oscar/

    http://www.amsat.org/amsat-new/satellites/satInfo.php?satID=44

    http://en.wikipedia.org/wiki/OSCAR

    Portanto, o BR-Nanosat vai ser o SEGUNDO !

    73 de Roland.

    ResponderExcluir
  2. O detalhe que falta no titulo da noticia é:
    primeiro CUBESAT brasileiro.
    Um cubesat é um cubo de 10 cm de lado.

    O primeiro satélite radioamador brasileiro,
    o DOVE Oscar-17, é da categoria de
    MICROSAT, e no caso é um cubo de 25 cm de lado.

    73 de Roland.

    ResponderExcluir
  3. Wilmar PU9WIL14:05

    Roland QSL total.

    ResponderExcluir