sexta-feira, 22 de abril de 2011

NASA EXPLICA AS ATIVIDADES SOLARES


A NASA Agencia Espacial Americana divulgou esta semana um documento relatando tudo sobre a atividade solar nos últimos anos.
Em 2008 o ciclo solar permaneceu no mais profundo silencio e foi o período mais longo sem atividades solares nos últimos cem anos. As manchas solares quase desapareceram e as explosões solares não aconteceram por um longo período de tempo.

Desde então esperamos por atividades solares nos últimos três anos, disse Richard Fisher, chefe da divisão de Heliofisica da NASA em Washington.

Períodos de silencio e períodos com poucas atividades solares não são novidades para nós. O Sol possui um ciclo que dura 11 anos e neste período a propagação, nas faixas de HF, podem ser observadas com mais intensidade. Na passagem de um ciclo solar para o outro existe também um período de tempo com pouca atividade solar. Mas a passagem do ciclo solar 23 para o ciclo solar 24 foi um período muito longo de tempo o que levou vários pesquisadores e engenheiros a pensarem que esse período não teria mais fim.

Em 2011 as manchas solares começaram a emergir mostrando que o ciclo solar teria iniciado suas atividades.

No dia 15 de fevereiro e novamente no dia 9 de março os satélites que orbitam a Terra e são voltados para o Sol detectaram uma boa atividade solar do tipo X. A ultima explosão solar aconteceu em 2006.
Outra erupção aconteceu no dia 07 de março de 2011 quando o Sol lançou uma nuvem de plasma a cinco milhões de quilômetros de distancia com uma velocidade de dois mil e duzentos quilômetros por segundo. A nuvem Solar não veio diretamente para a Terra mas emitiu um sopro energizando o campo magnético do nosso planeta. O impacto foi suficiente para energizar e criar a Aurora Boreal sobre o Canadá e os Estados Unidos.

Essa foi a ejeção de massa coronal mais rápida nos últimos seis anos disse Angelo Vourlidas do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington. Este período levou-me ao ano de 1997 quando iniciou-se o ciclo solar 23.

Para mim, disse Angelo Vourlidas, este período atual marca o inicio do ciclo solar 24

73's Radioamadores de Itaúna ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário