quarta-feira, 6 de outubro de 2010

REGISTRAR NO QRZ, UMA VERDADEIRA VIA SACRA.

O website http://www.qrz.com é um dos grandes portais existentes do radioamadorismo e atualmente tem sido definido como referência para obtenção de dados de radioamadores em todo o mundo.
Alguns programas de log como por exemplo o Logger32, faz acesso ao QRZ.COM para identificar e preencher automaticamente os dados de indicativos postados no log.
O QRZ.COM não é somente um banco de dados de radioamadores. É muito mais que isso, porém, grande parte dos acessos se dá em função da pesquisa à esse banco de dados, visando a identificação de radioamadores através de seu indicativo de chamada.
A dificuldade com o idioma e a complexidade do site são as principais razões manifestadas por aqueles que não conseguem registrar seus indicativos nesse banco de dados.
É importante que você tenha seus dados atualizados no QRZ.COM e para isso daremos a seguir um roteiro para tal.
Pesquisa de indicativo e registro de usuário no QRZ.COM
Inicialmente você deverá se registrar como usuário. Um usuário poderá registrar um ou mais indicativos de chamada, portanto, criar um usuário no QRZ.COM é um procedimento que será realizado uma única vez.
Na página inicial do QRZ.COM há um menu na lateral esquerda onde você deverá clicar na opção "Register".
Uma outra forma de acessar o formulário de registro é após ter realizado uma pesquisa por indicativo. Se o indicativo pesquisado não existir no banco de dados do QRZ.COM, automaticamente aparece uma opção para acesso ao formulário de registro:
Para pesquisar indicativo, preencha o campo "Callsign" existente no cabeçalho da página principal em http://www.qrz.com, e clique no botão "Get Callsign"
Se o indicativo de chamada pesquisado existir no banco de dados do QRZ.COM, uma nova tela será aberta para exibição dos dados associados ao indicativo.
Caso contrário, a mensagem abaixo dirá que o indicativo ainda não contém registro no banco de dados:
Mensagem de indicativo não cadastrado
Clique no botão "Add to the QRZ database" para incluir esse indicativo no banco de dados.
Esse procedimento irá abrir o formulário de login (entrada de usuário) e também habilitará uma opção para acesso ao formulário de registro de usuário caso você ainda não possua acesso ao banco de dados QRZ.COM
Formulário de login e opção para acesso ao formulário de cadastro de usuário
No formulário de login, digite o indicativo de chamada que deseja atualizar, seu código de login e sua senha.
Caso não seja ainda um usuário do QRZ.COM, clique em "Register Here" para o preenchimento do formulário de registro de usuário.
Formulário de registro de usuário
Preencha todos os dados e clique no botão "Submit my registration"
Please enter your Callsign:
Você poderá escolher um código qualquer de usuário para acesso ao banco de dados do QRZ.COM, porém, aconselha-se que utilize seu próprio indicativo de chamada.
Please choose a Password:
Escolha uma senha para acesso. Lembre de anotá-la em uma agenda pois no caso de esquecê-la não obterá mais acesso para atualizar os dados de indicativos associados ao seu código de usuário.
Please re-enter your Callsign:
Digite novamente a senha, para confirmação.
Please enter your email address: Endereço de email para contato.
Please your real name: Seu nome completo.
Your Location: Dados de localização (cidade, uf, país)
I agree: Marque, para indicar que concorda com os termos do serviço.
Após os procedimentos de registro você deverá aguardar a confirmação através de e-mail endereçado para sua caixa postal (email informado no formulário de registro de usuário).
Tendo sido confirmado o registro de seu nome de usuário, faça agora o registro do indicativo de chamada:
Pesquise o indicativo que deseja incluir.
Quando aparecer a mensagem "The callsign is not in our database", clique no botão
"Add to the QRZ database...".
Irá abrir a tela "Callsign Information Update Page", já com o indicativo que deseja incluir preenchido no campo "Callsign to update".
Indique seu código de usuário em "Your QRZ Login Name" (se você utilizou o próprio indicativo, repita-o nesse campo.
Informe a senha associada ao seu código de usuário. Nessa página a senha aparece na tela, ou seja, outras pessoas que estejam acompanhando o procedimento irão também visualizá-la.
Clique no botão "Continue".
Exemplo de login:
Efetuado o login, as opções para atualização de informações vinculadas ao indicativo de chamada indicado poderão ser acionadas através de um menu composto de botões:
No topo há a indicação do indicativo de chamada que está sendo atualizado.
Abaixo, encontram-se botões para acesso às páginas de configuração.
No final, após o menu, são relacionados os indicativos de chamada que são administrados pelo usuário que realizou o login.
Há somente um administrador para cada indicativo de chamada. Para que um usuário "tome posse" de mais de um indicativo, o administrador desse outro indicativo deverá entrar na página correspondente ao indicativo que administra e teclar no botão "Release".
A partir desse procedimento o indicativo poderá ser gerenciado por outro usuário, bastando que este usuário indique que deseja atualizar tal indicativo.
Uma mensagem do QRZ.COM irá perguntar se deseja associar esse indicativo ao seu código de usuário. Clique no botão "Yes-Accept" caso deseje associá-lo.
As opções do menu para atualização de dados associados ao indicativo são as seguintes:
Update Email, Home Page, Other for (Not for FCC data)
Dados gerais de identificação do radioamador.
Add or update biography
Adicione texto com sua biografia e/ou dados que interesse divulgar junto ao seu indicativo de chamada.
Add or update picture
Adicione uma foto sua para apresentação no QRZ.COM.
Há o limite de 500Kbytes para o tamanho da foto (o que é até demais). Preferencialmente associe uma foto no padrão JPG ou JPEG, cujo tamanho dificilmente ultrapassará o limite, mesmo para fotos de grandes dimensões.

73's Radioamadores de Itaúna ®

Um comentário:

  1. Anônimo20:55

    Realmente, hoje em 10 metros 28500oo ouvi um chamado geral e quando respondi CQ ouvi que meu indicativo PU2PJP não era registra na tal QRZ e fui tratado com clandestino, é brincadeira ..., já não gostava dea tal QRZ agora muito menos .

    ResponderExcluir