segunda-feira, 5 de abril de 2010

Novos Rádios a bordo da ISS (Mike Fincke subirá em Julho)

A ARISS informou a todos os Radioamadores no ultimo dia 16 de março de 2010 que tem planos para instalar novos rádios a bordo da Estação Espacial Internacional nas faixas de VHF e UHF e também um equipamento de TV digital no modulo Columbus.

A instalação do radio da marca Ericsson, que esta a bordo da ISS, já esta agendada para ser instalada pelo astronauta Mike Fincke que seguirá para o complexo espacial no ônibus espacial com a missão STS-134 no mês de julho de 2010. A Agencia Espacial Européia (ESA) agendou vários contatos com o astronauta a bordo para comemorar os primeiros contatos via radio no modulo Columbus.

Gaston Bertels, ON4WF, disse no encontro dia 16 de março que os controladores e engenheiros sempre queriam colocar a bordo um sistema de televisão amadora digital (DATV) para testes na banda S e a palestra foi ouvida pelos membros da ARISS.

A TV Digital será instalada até o final de 2010 e essa instalação estará cheia de desafios para os técnicos da ESA e o maior desses desafios será a alimentação adequada do sistema e Gaston Bertels esta trabalhando nisso.

A DATV instalada no modulo Columbus irá melhorar a capacidade de contatos dos astronautas com escolas em todo o mundo. Para isso as estações Telebridge terão que melhorar seus equipamentos para recepção de sinais de DATV na banda S. Gaston esta empenhando-se ao maximo para que todo o sistema funcione perfeitamente e solicita ajuda a todos os Radioamadores de todo o mundo.

No ano passado já foram instaladas as antenas para o modo L e modo S no exterior do modulo Columbus justamente aguardando novos equipamentos e novos experimentos na ISS.

Vale a pena lembrar que o astronauta Mike Fincke é um dos astronautas mais ativos a bordo. Ele é um entusiasta e sempre coloca diferentes modos nos equipamentos de radio da ISS para que nós Radioamadores em Terra possamos utilizá-los.

Valerá a pena aguardar a subida do astronauta Mike Fincke.


MAURICIO BERALDO PY4MAB
Py4mab@amsat.org

http://br.groups. yahoo.com/ group/ISSFANCLUB EBRASIL/


73's Radioamadores de Itaúna ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário