sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cinco de Novembro. Dia do radioamador brasileiro!


A data de 22 de outubro era festejada como o dia do Radioamador Brasileiro em virtude de que, nessa data, em 1934, fora realizada a sessão da assembléia geral dos radioamadores paulistas e cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as na LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Posteriormente, fixou-se a data de 5 de novembro, a razão desta mudança, foi que no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de nº. 16.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas. O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.

O radioamadorismo é responsável, desde o seu início, por importantes descobertas ligadas à humanidade. Foi graças à colaboração prestada por radioamadores que se consolidou, por exemplo, a utilização do código morse nos primeiros anos de telegrafia sem fio, ou que se conheceu o comportamento dos sinais de rádio freqüência de ondas curtas.

O mesmo aconteceu com o pioneirismo dos radioamadores na exploração das freqüências de VHF e UHF, no ensaio de novos tipos de antenas e no estudo dos fenômenos de propagação. Também foram os primeiros a projetar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo, bem como no auxilio ao desenvolvimento de novas técnicas de transmissão, como o SSB, hoje de utilização rotineira nas comunicações a médias e longas distâncias.

Pouca gente sabe, mas os radioamadores foram igualmente pioneiros na utilização de satélites artificiais de comunicação, lançando, em 12 de dezembro de 1961, o OSCAR 1, que foi o primeiro satélite para radioamadores lançado no mundo, havendo emitido 18 dias. O satélite regressou à Terra no dia 31 de janeiro de 1962. Também os radioamadores lançaram o OSCAR 3, no dia 09 de março de 1965, várias semanas antes do EARLY BIRD, o primeiro satélite comercial. Atualmente satélites construídos e operados por radioamadores de vários países, encontram-se em funcionamento no espaço.

O radioamadorismo tem sido um verdadeiro laboratório de idéias e um campo de provas para quase todos os grandes projetos técnicos e operacionais no campo da radiocomunicação. O radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando ou outros meios falham ou estão sobrecarregados.

Os anais da história do radioamadorismo contêm impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção e, até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam.


Os radioamadores consideram essa assistência um DEVER e estão sempre pronto para SERVIR a Humanidade.


SALVE O DIA DO RADIOAMADOR!


73's Radioamadores de Itaúna ®

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comparando as explosões solares com o tamanho da terra!!

Parece até mentira. Mas esta é o nosso sol e suas inúmeras explosões que atingem a terra diariamente.
E a bolinha azul que se vê no canto direito somos nós!!
Veja umas das grandes Ejeções de Massa Coronal (CMEs).



73's Radioamadores de Itaúna ®

Gráficos sobre previsão de atividade solar durante os anos


É de se perceber que haverá uma melhora na atividade solar apartir deste ano.
Tomara que a propagação volte com força total em todas as bandas!


Mais detalhes nos seguintes links:
http://solarscience.msfc.nasa.gov/greenwch.shtml
http://umbra.nascom.nasa.gov/sdac.html
http://www.swpc.noaa.gov/SolarCycle/
http://www-istp.gsfc.nasa.gov/istp/outreach/solarmax/predict.html


73's Radioamadores de Itaúna ®

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Atenção neste final de semana !! Propagação VHF




Em uma visita ao site sobre Previsão de Propagação Troposférica por Dutos VHF, verifiquei que ao aproximar deste final de semana, teremos uma boa abertura para as faixas de FMBC* e 2m.

Vale a pena deixar o radinho ligado em scan nas frequencias que você que já sabe que há um repetidor longe, e tentar um contato!

(*FMBC - Emissora de FM Comercial Broadcasting)

Site: http://www.dxinfocentre.com/tropo_sam.html#hour42


73's Radioamadores de Itaúna ®

Conteste Araucária 144 de Primavera

Conteste Araucária 144 realizado no município de Camacho MG.

Agradecimentos ao Sr. Anastácio pelos esforços de acolher os amigos para este evento de grande importância para o Radioamadorismo.



Nesta Expedição participaram os radioamadores:

Luiz PU4CCQ
Gilberto PY4GSS
Edmar PU4AJS







73's Radioamadores de Itaúna ®

domingo, 4 de outubro de 2009

INFORMAÇÃO MUITO IMPORTANTE!! "Nunca se apreendeu tantos rádios como nos dias de Hoje"

Esteja sempre com sua licença em mãos e o comprovante de pagamento da mesma!

  • AVISO IMPORTANTE NAS ESTRADAS:
Lembre-se que todo e qualquer tipo de autoridade policial pode exigir sua licença de estação móvel (ao contrário do que diz popularmente) e você como operador móvel "Lincençiado" tem a Obrigação de apresentá-la.
Se por ventura a autoridade policial pedir a "nota fiscal" do equipamento "instalado", DESCONFIE pois, o mesmo está querendo propina.
Não caia nesta armadilha; Apresente a sua licença TIPO 06 e se ele quiser tomar alguma atitude, lembre-se que existe advogado pra isso.
Ligue 190 e peça uma viatura, faça uma ocorrência e chame seu advogado.
Se a autoridade policial, seja ela qual for tentar intimidar ameaçando-o de qualquer forma com algum tipo de apreensão do material ou algo parecido, não caia nesse papo, saia de seu veículo, anote o nome do policial, o nº da viatura e diga logo, soulicenciado e se o Sr. insistir com esta história de nota fiscal, vou desde agora procurar meus direitos!
Imagine se você tiver que andar com nota fiscal do CD Player, do celular, do óculos escuro, da cuecas!
Garanto que ele vai fazer valer a Lei, enfiar a viola no saco e te liberar. (aí você vai lembrar de mim e dar razão!)
FIQUEM ATENTO !!!!

73's Radioamadores de Itaúna ®

LEIA ABAIXO !

Licença e comprovante de pagamento de estação tem que andar junto!

Tenha em sua carteira a licença TIPO 06 para o uso de estação e em anexo o comprovante de pagamento bancário, senão sua licença não é válida!
Atenção quanto a isso!
A única arma que você tem a seu favor contra a postura inadequada de certas pessoas que se aproveitam da autoridade que lhes foi conferida são seus direitos e obrigações cumpridas.
"Ponto de Vista"
"Não sou contra fiscalização, pelo contrário, é necessário sim para evitar clandestinidade e, nossa obrigação é andar em dia com a documentação.
Tanto do automóvel, quanto habilitação da CNH (carteira nacional de habilitação) etc...
Estações móveis de Radio Cidadão (PX) e de uso Radioamador tem seus perspectivos documentos necessários.
Não vejo problema algum em adicionar o comprovante de pagamento de sua licença anual a estes documentos dos veículos, afinal é apenas mais um papel além daqueles que você constantemente coloca em sua bolsa.
"Conclusão"
Se você é licenciado como operador de Rádio do Cidadão (PX) ou Radioamador, não custa fazer a coisa certa!

73's Radioamadores de Itaúna ®

Apostila em audio para candidatos a Radioamador


73's Radioamadores de Itaúna ®

Propagação de radiofreqüência

Artigo muito interessante sobre propagação de rádio na página do Wikipedia.
Vale a pena conferir!!!

73's Radioamadores de Itaúna ®